Autárquicas I
Parece estar tudo aposto para o arranque das autárquicas em Cabo Verde, e eu estou nem ai para estas “coisas” de ficar a ver mutxatxus e mutxatxas rindo igual a uma calsinha da loja chineza, até porque ainda não pedi o meu tacho por ter votado em Ulisses, para mim isso é o menos.
Aqui em Tarrafal a lista das duas candidaturas “perece” estar completa e repleta de caras velhas e caras novas, e umas das caras novas é o Doutor Silvino Évora, talvez a única e consensual novidade, um reforço “a Messi” na politica por estas bandas, ele que é o candidato a presidência da Assembleia Municipal pela lista do MPD, este de títulos e honrarias comprovadas, que no entanto, causou um espanto e supressa nas hostes do PAICV. Eles não dizem, e nem afirmam, mas contavam com alguma certeza de que o homem poeta, no futuro posicionaria pelos eles. Os tanbarinas. Mas, a partir de quando é que se viu um Doutor não ser um rabentola? não é sempre certo este Prognóstico, mas cuidado, ele pensa o suficiente para um dia também deixar isto tudo. De política.
O grande logro foi a desistência do auto intitulado GITTA, liderado pelo dissidente do PAICV, senhor José Vaz, que tanto celeumo criou nesses messes, com a certeza de que uma candidatura independente triunfaria aqui no norte de Santiago, pelo que se sabe não amealhou o pessoal suficiente, nem para a composição da lista de vereação para à Câmara. A outra certeza é que ele se ofereceu para as outras candidaturas, o mesmo dizer que andou a ouvir aquela música, vamos lá, undi da ki panha.
A frase que esta a marcar neste momento, e que de resto achei curiosa e de uma fidelidade de militancia disfarçada é esta:
"Eu não sou o seu partido, mas vos apoiarei eternamente".